MAESTRO ALEXANDRE LOPES COELHO

Inicia os seus estudos musicais em Nespereira – Cinfães, e, em 1988, ingressa no Exército, na Banda da Região Militar Norte, como executante de flauta transversal.

Após a conclusão do 18.º Curso de Formação de Sargentos (CFS), esteve colocado nas Bandas do Governo Militar de Lisboa (1991), do Exército (1994) e da Região Militar Norte (1997), onde é promovido a sargento-ajudante.

Em 2006 concluiu o curso técnico de direção musical na Escola Superior Politécnica do Exército, sendo promovido ao posto de Alferes e nomeado chefe da Banda Militar dos Açores. Entre 2008 e 2010, desempenhou a função de chefe da Banda Militar do Porto, com o posto de Tenente Chefe de Banda de Música. Entre julho de 2011 e outubro de 2012 desempenhou a função de chefe da Orquestra Ligeira do Exército, e, de outubro de 2012 até 2018, com o posto de Capitão Chefe de Banda de Música, desempenhou funções como chefe da Banda Militar do Porto e chefe da Banda do Exército – Destacamento do Porto. Desde 11 de setembro de 2018 desempenha o cargo de Chefe da Banda Sinfónica do Exército.

Paralelamente à carreira militar, frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa (curso de flauta transversal), concluindo o curso no Conservatório de Música do Porto. Possui o grau de bacharel em composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto e o Curso de Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros pelo Instituto Piaget de Viseu, na classe do maestro Paulo Martins.

Teve como docentes diversas personalidades do meio musical, destacando-se: Carlos Franco, Iwona Saiote e Olavo Barros (flauta transversal); Cândido Lima, Luís Filipe Pires, Virgílio Melo, Fernando Lapa, Carlos Guedes e João Madureira (composição).

No âmbito da direção de banda de música, participou em cursos e estágios com os maestros Alberto Roque, José Brito, Teo Aparicio Barberán e Douglas Bostock.

Foi maestro da Banda Marcial de Nespereira (Cinfães) onde também desempenhou o cargo de diretor pedagógico da escola de música. Atualmente é maestro titular da Banda Musical de Paços de Ferreira.